Satelite ARRISAT-1

30-09-2010 19:58

Um dos coordenadores de produção do satélite ARISSAT-1 Gould Smith, WA4SXM disse que esta semana foi muito importante para todo o projeto ARISSAT-1. O ARISSAt-1/Radioskaf V passou nos testes de vibração realizados pelos engenheiros da AMSAT.

ARISSAt-1/Radioskaf V será enviado para Hounton no Texas dia 29 de setembro de 2010 e em outubro será enviado para a Rússia. Na Rússia o satélite receberá um experimento chamado de Kursk onde um cilindro de alumínio é colocado em cima do satélite para mais testes de vibração.

O novo satélite, instalado dentro de um traje espacial, será levado para a Estação Espacial Internacional em partes.

O ARISSAT-1 seguirá para a ISS através do foguete de carga Russo Progress em janeiro de 2011 e será colocado em órbita pelos astronautas a bordo em fevereiro de 2011 proporcionando aos Radioamadores de todo o mundo vários modos de comunicação utilizando o satélite.

ARISSAt-1/Radioskaf V possuirá simultâneos sistemas de comunicação para Radioamadores como 2 metros, FM, CW, BPSK, e vários transponders.

• Varias transmissões automáticas de voz, sinais de telemetria, 24 mensagens enviadas por alunos em escolas de todo o mundo, e transmissões de sinais de SSTV.
• As transmissões de CW incluem o indicativo de chamada, seleção de sinais de telemetria e indicativos de chamada de pessoas envolvidas com os controladores da ARISS.
• Os sinais de BPSK incluem o novo protocolo de BPSK conhecido como 1kBPSK desenvolvido pelo Radioamador Phil Karn KA9K utilizado em baixo nível de sinal. Os sinais de BPSK funcionarão alternadamente com os sinais de telemetria. Programas de computador (Softwares) de graça estão disponíveis em vários sites de Radioamadores e todos estes softwares trabalham com a placa de som.
• O ARISSAT-1 utilizava as faixas de radioamador nas bandas de VHF e UHF com transponder BPSK e 16 khz na faixa de FM.